Carta de Serviços - Etapas, Tipos de Oferta e Parte Diversificada
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Compete aos Colégios Cívico-Militares:
- assessorar pedagogicamente, tecnicamente e periodicamente os Colégios Cívicos Militares;
- acompanhar, orientar e sugerir ações referente aos índices apresentados no BI junto aos CCM do NRE para
- promover a melhoria da aprendizagem e da aprovação, e redução do abandono dos nossos estudantes;
- participar das reuniões semanais das coordenações do CCM;
- preencher semanalmente do CCM e relatórios dos assessoramentos e acompanhamentos realizados junto às instituições;
- responder e ou encaminhar emails, planilhas, dados, informações sempre solicitadas;
- acompanhar, orientar e discutir os temas propostos nos roteiros encaminhados pela CEJA, bem como os tratados pela Coordenação Geral nas reuniões semanais da EJA e CCM;
- planejar e realizar avaliação das ações da equipe, com base nas informações e dados disponíveis;
- construir combinados a serem realizados pela comunidade escolar em prazo pré-estabelecido;
- assessorar e obter informações sobre o funcionamento da EJA EAD e APEDs;
- acompanhar, orientar e sempre que necessário fazer encaminhamentos referente a prática diária e as atribuições dos monitores CCM junto às suas escolas para a qualidade e eficiência dos CCM.
Competência da Educação em Direitos Humanos:
- implementar as Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos e o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos nas escolas da rede;
- orientar (reunião e formação) e acompanhar a frequência / Serp/ Rede de Proteção;
Competência da Educação em Tempo Integral:
- auxiliar no Acolhimento na escola → fazer o acompanhamento das agendas e execução dos acolhimentos de início de ano, diários, semanais, entre outros;
- visitar presencialmente a escola → o acompanhamento presencial da implementação do modelo pedagógico nas escolas, e para isso se faz necessário a visita in loco nas escolas;
- o técnico ETI deve acompanhar a visita, fazendo tratativas com os demais envolvidos como pedagogas, coordenadores de área, professores e estudantes;
- acompanhar os indicadores da escola → o acompanhamento dos indicadores é de suma importância, e por isso para os momentos formativos, deve-se cruzar os dados entre IAMEI, Super BI, frequência na escola, resultados das avaliações externas, entre outros;
- orientar quanto às práticas educativas → a orientação deve perpassar não só para o trabalho dos gestores, mas também na prática do professor em sala, sobre metodologias diferenciadas, orientações pedagógicas, etc;
- observar quanto ao desenvolvimento das unidades curriculares (PD e PFO) → observar se nos planejamentos e encaminhamentos dos PCAs, a Parte Diversificada/Parte Flexível Obrigatória estão alinhados no apoio e aprofundamento da BNCC/FGB;
- orientações com os PCAs e com os professores e acompanhamento;
- fomentar o protagonismo estudantil → acompanhar e incentivar a equipe gestora, professores de projeto de vida e protagonismo nas ações que desenvolvam o protagonismo dentro da escola, como os clubes protagonistas, conselho participativo, líderes de turmas, conselho de líderes, entre outros;
- propor momentos formativos no NRE → a replicabilidade é uma das nossas premissas, e por isso entendemos que os técnicos podem e devem propor formações, inclusive com certificação;
- atuar como docente - eventos Seed → com a expansão e entendendo a experiência de nossos técnicos ETI, são inscritos nas formações como docentes, onde em algumas vezes auxiliam na elaboração dos materiais;
- realizar a ponte entre Seed e direção → entendendo a hierarquia de repasses, e a necessidade de o NRE ter a atuação efetiva junto aos diretores, os diretores devem primeiro se reportar aos técnicos do NRE responsáveis pelas demandas
- específicas.
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