Carta de Serviços - Etapas, Tipos de Oferta e Parte Diversificada

Carta de serviços - Pedagógico > > Etapas, Tipos de Oferta e Parte Diversificada

 

Compete aos Colégios Cívico-Militares:

  • assessorar pedagogicamente, tecnicamente e periodicamente os Colégios Cívicos Militares;
  • acompanhar, orientar e sugerir ações referente aos índices apresentados no BI junto aos CCM do NRE para
  • promover a melhoria da aprendizagem e da aprovação, e redução do abandono dos nossos estudantes;
  • participar das reuniões semanais das coordenações do CCM;
  • preencher semanalmente do CCM e relatórios dos assessoramentos e acompanhamentos realizados junto às instituições;
  • responder e ou encaminhar emails, planilhas, dados, informações sempre solicitadas;
  • acompanhar, orientar e discutir os temas propostos nos roteiros encaminhados pela CEJA, bem como os tratados pela Coordenação Geral nas reuniões semanais da EJA e CCM;
  • planejar e realizar avaliação das ações da equipe, com base nas informações e dados disponíveis;
  • construir combinados a serem realizados pela comunidade escolar em prazo pré-estabelecido;
  • assessorar e obter informações sobre o funcionamento da EJA EAD e APEDs;
  • acompanhar, orientar e sempre que necessário fazer encaminhamentos referente a prática diária e as atribuições dos monitores CCM junto às suas escolas para a qualidade e eficiência dos CCM.

 

 

Competência da Educação em Direitos Humanos:

  • implementar as Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos e o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos nas escolas da rede;
  • orientar (reunião e formação) e acompanhar a frequência / Serp/ Rede de Proteção;

 

Competência da Educação em Tempo Integral:

  • auxiliar no Acolhimento na escola → fazer o acompanhamento das agendas e execução dos acolhimentos de início de ano, diários, semanais, entre outros;
  • visitar presencialmente a escola → o acompanhamento presencial da implementação do modelo pedagógico nas escolas, e para isso se faz necessário a visita in loco nas escolas;
  • o técnico ETI deve acompanhar a visita, fazendo tratativas com os demais envolvidos como pedagogas, coordenadores de área, professores e estudantes;
  • acompanhar os indicadores da escola → o acompanhamento dos indicadores é de suma importância, e por isso para os momentos formativos, deve-se cruzar os dados entre IAMEI, Super BI, frequência na escola, resultados das avaliações externas, entre outros;
  • orientar quanto às práticas educativas → a orientação deve perpassar não só para o trabalho dos gestores, mas também na prática do professor em sala, sobre metodologias diferenciadas, orientações pedagógicas, etc;
  • observar quanto ao desenvolvimento das unidades curriculares (PD e PFO) → observar se nos planejamentos e encaminhamentos dos PCAs, a Parte Diversificada/Parte Flexível Obrigatória estão alinhados no apoio e aprofundamento da BNCC/FGB;
  • orientações com os PCAs e com os professores e acompanhamento;
  • fomentar o protagonismo estudantil → acompanhar e incentivar a equipe gestora, professores de projeto de vida e protagonismo nas ações que desenvolvam o protagonismo dentro da escola, como os clubes protagonistas, conselho participativo, líderes de turmas, conselho de líderes, entre outros;
  • propor momentos formativos no NRE → a replicabilidade é uma das nossas premissas, e por isso entendemos que os técnicos podem e devem propor formações, inclusive com certificação;
  • atuar como docente - eventos Seed → com a expansão e entendendo a experiência de nossos técnicos ETI, são inscritos nas formações como docentes, onde em algumas vezes auxiliam na elaboração dos materiais;
  • realizar a ponte entre Seed e direção → entendendo a hierarquia de repasses, e a necessidade de o NRE ter a atuação efetiva junto aos diretores, os diretores devem primeiro se reportar aos técnicos do NRE responsáveis pelas demandas
  • específicas.

 


 De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h
(42) 3646-4683
 nrepigxxx@educacao.pr.gov.br
Rua Duque de Caxias, n.º 517, 1º andar, Centro - Pitanga