Carta de Serviços - Modalidades

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Competências das Modalidades:

Educação do Campo

  • ofertar educação de qualidade aos sujeitos do campo, no lugar onde vivem, de forma participativa e condizente com suas necessidades humanas, culturais e sociais;
  • ofertar educação voltada para a especificidades da população do campo, levando em conta o modo de vida, sua identidade, sua estreita relação com a terra, seus costumes, valores e tradições.

 

Educação Especial

 

  • orientação às equipes gestoras, por meio da equipes pedagógicas responsáveis pela Educação Especial, quanto à abertura, à organização e ao acompanhamento dos serviços ofertados da ed. especial;
  • análise de solicitações de abertura, ampliação e cessação dos serviços ofertados da Educação Especial seguindo os critérios estabelecidos nas Instruções em vigência, e emissão de parecer técnico;
  • orientações à equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao professor especialista da Educação Especial;
  • acompanhamento de resultados do desempenho escolar dos estudantes do AEE;
  • monitorar, acompanhar e orientar quanto aos registros e documentos do AEE, e postagem e repostagem de Planos de AEE e PDIs do AEE-I no SERE Pedagógico;
  • realização de visitas a cada período letivo nas instituições de ensino para acompanhar e orientar quanto ao AEE;
  • análise de processos e estudos de caso referente aos serviços ofertados pela Educação Especial;
  • análise e acompanhamento dos serviços prestados pelas APAES;
  • auxílio aos municípios, no que diz respeito a Educação Especial;
  • auxílio nas escolas particulares sobre as questões pertinentes a Educação Especial.

Educação Indígena

  • ofertar a educação escolar indígena nas unidades educacionais inscritas em suas terras e culturas, as quais têm uma realidade singular, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira;
  • reconhecer a condição de possuidores de normas e ordenamento jurídico próprios, com ensino intercultural e bilíngue, visando à valorização plena das culturas dos povos indígenas e à afirmação e manutenção de sua diversidade étnica.

 

Educação Profissional

  • organização dos cursos técnicos da Educação Profissional no NRE de Pitanga;
  • técnico pedagógico do NEM acompanha e desenvolve todas as ações de implantação do novo Ensino Médio, as formações dos docentes e os programas federais envolvidos.
  • realizar o acompanhamento pedagógico às instituições de ensino que ofertam a Educação Profissional (integral, integrado, subsequente e concomitante inter complementar), a fim de desenvolver junto às Equipes Gestoras, o estudo,diagnóstico, análise e construção de estratégias pedagógicas com o objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes, erradicando o abandono e evasão escolar;
  • orientar escolas ao uso e adequação dos materiais disponíveis no LRCO e acompanhar, durante o semestre, o desenvolvimento das ações previstas;
  • ofertar cursos técnicos gratuitos nos diversos eixos tecnológicos, com carga horária mínima de 800 horas: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

 


Educação de Jovens e Adultos - EJA

  • assessorar pedagogicamente, tecnicamente e periodicamente os Colégios Cívicos Militares e os colégios e CEEBJAS que ofertam EJA;
  • acompanhar, orientar e sugerir ações referente aos índices apresentados no BI junto aos CCM e às EJA do NRE para promover a melhoria da aprendizagem e da aprovação, e redução do abandono dos nossos estudantes;
  • participar das reuniões semanais das coordenações estaduais EJA e CCM;
  • preencher semanalmente do CCM e quinzenalmente da EJA relatórios dos assessoramentos e acompanhamentos realizados junto às instituições;
  • responder e ou encaminhar emails, planilhas, dados, informações sempre solicitadas;
  • acompanhar, orientar e discutir os temas propostos nos roteiros encaminhados pela CEJA, bem como os tratados pela Coordenação Geral nas reuniões semanais da EJA e CCM;
  • planejar e realizar avaliação das ações da equipe, com base nas informações e dados disponíveis;
  • construir combinados a serem realizados pela comunidade escolar em prazo pré-estabelecido;
  • assessorar e obter informações sobre o funcionamento da EJA EAD e APEDs;
  • acompanhar, orientar e sempre que necessário fazer encaminhamentos referente a prática diária e as atribuições dos monitores CCM junto às suas escolas para a qualidade e eficiência dos CCM;
  • orientar, acompanhar, promover ações junto às escolas do NRE quanto aos programas, Escola Judiciária Eleitoral - Parlamento Jovem / Você e o Voto #MECONTAAÍ, Parlamento Jovem e Geração Atitude;
  • assistir reuniões, coletar e encaminhar dados, documentos às Coordenações dos programas, Escola Judiciária Eleitoral - Parlamento Jovem / Você e o Voto #MECONTAAÍ, Parlamento Jovem e Geração Atitude.

 

 

 


 De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h
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