Carta de Serviços - Modalidades
Carta de serviços - Pedagógico > > Modalidades
Buscar nesta página:
Competências das Modalidades:
Educação do Campo
- ofertar educação de qualidade aos sujeitos do campo, no lugar onde vivem, de forma participativa e condizente com suas necessidades humanas, culturais e sociais;
- ofertar educação voltada para a especificidades da população do campo, levando em conta o modo de vida, sua identidade, sua estreita relação com a terra, seus costumes, valores e tradições.
Educação Especial
- orientação às equipes gestoras, por meio da equipes pedagógicas responsáveis pela Educação Especial, quanto à abertura, à organização e ao acompanhamento dos serviços ofertados da ed. especial;
- análise de solicitações de abertura, ampliação e cessação dos serviços ofertados da Educação Especial seguindo os critérios estabelecidos nas Instruções em vigência, e emissão de parecer técnico;
- orientações à equipe gestora para o acompanhamento pedagógico ao professor especialista da Educação Especial;
- acompanhamento de resultados do desempenho escolar dos estudantes do AEE;
- monitorar, acompanhar e orientar quanto aos registros e documentos do AEE, e postagem e repostagem de Planos de AEE e PDIs do AEE-I no SERE Pedagógico;
- realização de visitas a cada período letivo nas instituições de ensino para acompanhar e orientar quanto ao AEE;
- análise de processos e estudos de caso referente aos serviços ofertados pela Educação Especial;
- análise e acompanhamento dos serviços prestados pelas APAES;
- auxílio aos municípios, no que diz respeito a Educação Especial;
- auxílio nas escolas particulares sobre as questões pertinentes a Educação Especial.
Educação Indígena
- ofertar a educação escolar indígena nas unidades educacionais inscritas em suas terras e culturas, as quais têm uma realidade singular, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira;
- reconhecer a condição de possuidores de normas e ordenamento jurídico próprios, com ensino intercultural e bilíngue, visando à valorização plena das culturas dos povos indígenas e à afirmação e manutenção de sua diversidade étnica.
Educação Profissional
- organização dos cursos técnicos da Educação Profissional no NRE de Pitanga;
- técnico pedagógico do NEM acompanha e desenvolve todas as ações de implantação do novo Ensino Médio, as formações dos docentes e os programas federais envolvidos.
- realizar o acompanhamento pedagógico às instituições de ensino que ofertam a Educação Profissional (integral, integrado, subsequente e concomitante inter complementar), a fim de desenvolver junto às Equipes Gestoras, o estudo,diagnóstico, análise e construção de estratégias pedagógicas com o objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes, erradicando o abandono e evasão escolar;
- orientar escolas ao uso e adequação dos materiais disponíveis no LRCO e acompanhar, durante o semestre, o desenvolvimento das ações previstas;
- ofertar cursos técnicos gratuitos nos diversos eixos tecnológicos, com carga horária mínima de 800 horas: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
- assessorar pedagogicamente, tecnicamente e periodicamente os Colégios Cívicos Militares e os colégios e CEEBJAS que ofertam EJA;
- acompanhar, orientar e sugerir ações referente aos índices apresentados no BI junto aos CCM e às EJA do NRE para promover a melhoria da aprendizagem e da aprovação, e redução do abandono dos nossos estudantes;
- participar das reuniões semanais das coordenações estaduais EJA e CCM;
- preencher semanalmente do CCM e quinzenalmente da EJA relatórios dos assessoramentos e acompanhamentos realizados junto às instituições;
- responder e ou encaminhar emails, planilhas, dados, informações sempre solicitadas;
- acompanhar, orientar e discutir os temas propostos nos roteiros encaminhados pela CEJA, bem como os tratados pela Coordenação Geral nas reuniões semanais da EJA e CCM;
- planejar e realizar avaliação das ações da equipe, com base nas informações e dados disponíveis;
- construir combinados a serem realizados pela comunidade escolar em prazo pré-estabelecido;
- assessorar e obter informações sobre o funcionamento da EJA EAD e APEDs;
- acompanhar, orientar e sempre que necessário fazer encaminhamentos referente a prática diária e as atribuições dos monitores CCM junto às suas escolas para a qualidade e eficiência dos CCM;
- orientar, acompanhar, promover ações junto às escolas do NRE quanto aos programas, Escola Judiciária Eleitoral - Parlamento Jovem / Você e o Voto #MECONTAAÍ, Parlamento Jovem e Geração Atitude;
- assistir reuniões, coletar e encaminhar dados, documentos às Coordenações dos programas, Escola Judiciária Eleitoral - Parlamento Jovem / Você e o Voto #MECONTAAÍ, Parlamento Jovem e Geração Atitude.
(42) 3646-xxxx
nrepigxxx@educacao.pr.gov.br
Rua Duque de Caxias, n.º 517, 1º andar, Centro - Pitanga