Carta de Serviços - Programas
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Competências dos Programas:
Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo - AETE
- participar de reuniões ofertadas pelo departamento;
- acompanhar as turmas via BI e visitas nas escolas;
- relatórios mensais sobre o programa;
- planilhas de acompanhamentos;
- formações para professores;
- formações para professores com parceria SEED/NRE/CREF;
- orientações de documentos;
- reuniões com a direção, a equipe pedagógica e os professores das Atividades de Ampliação de Jornada, objetivando orientá-los sobre os aspectos pedagógicos e legais dos Programas;
- relatórios de participação das turmas de AETE nos Jogos Escolares Acompanhamento de aberturas, fechamentos e remanejamentos de turmas junto ao Sere e RH;
- acompanhamento das elaborações, postagens das periodizações no Classroom;
- analisar com a direção, equipe pedagógica e professor(es) das atividades, as situações que requerem atenção, especialmente aquelas relacionadas ao ensino e aprendizagem e ao abandono, entre outras, para a proposição de ações de superação dos desafios identificados.
Centro de Línguas Estrangeiras Modernas - Celem
- conhecer os recursos e as intencionalidades do Programa do CELEM Espanhol;
- apoiar a instituição de ensino no planejamento das ações para o desenvolvimento dos Programas;
- atender presencial e remotamente os professores;
- realizar formação continuada com os professores sobre a utilização dos recursos educacionais digitais;
- acompanhar o desenvolvimento dos Programas por meio de relatórios de gestão emitidos pela Secretaria de Estado da Educação;
- analisar semanalmente os indicadores quantitativos e qualitativos dos Programas;
- realizar análise qualitativa dos Programas, considerando o resultado da Prova Paraná, para que haja o diagnóstico da aprendizagem dos objetos do conhecimento previstos nos documentos curriculares e o acompanhamento da progressividade da aprendizagem;
- acompanhar as equipes gestoras e os professores no replanejamento das ações pedagógicas, visando à retomada das aprendizagens não desenvolvidas.
Ganhando o Mundo Estudantes
- acompanhar e divulgar nas escolas os editais de seleção e convocação para o Programa Ganhando o Mundo;
- receber, analisar e dar prosseguimento aos protocolos de solicitação de estágio acadêmico;
- receber, analisar e dar prosseguimento aos protocolos de solicitação de pesquisa acadêmica;
- divulgar os editais do Ganhando o Mundo nas escolas;
- orientar alunos, professores, agentes e diretores no processo de inscrição, homologação e classificação para o Programa Ganhando o Mundo;
- acompanhar alunos selecionados para o Programa Ganhando o Mundo em viagens para solicitação de passaporte, encontros de alunos, embarque e retorno (sempre que solicitado);
- dar suporte (orientações e esclarecimentos) aos alunos no período do intercâmbio sempre que necessário;
Ganhando o Mundo Professores
- realizar a articulação NRE/Escolas, na divulgação e encaminhamentos do Programa, instituído pela Lei n.º 20.009/2019, que oferta formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, posteriormente, nos colégios estaduais do Paraná.
Mais Aprendizagem - PMA
- acompanhar os professores das turmas do Programa Mais Aprendizagem (PMA) e aluno monitor (PAM) , presencialmente ou via Educatron;
- acompanhamento do professor em hora-atividade, para planejamento da aula, com indicação preferencial do uso do LRCO+ ou Plataforma Khan Academy, metodologia e recursos a serem utilizados;
- observação em sala de aula, sem interferência ou sugestão neste momento;
- realizar presencialmente ou por Meet, de forma individual, o Feedback Formativo, trazendo sugestões para complementação e/ou melhoria da aula observada;
- registrar nos relatórios mensais os acompanhamentos realizados nas instituições de ensino;
- acompanhar, por meio das ferramentas disponíveis, a quantidade de estudantes matriculados nas turmas de PMA e PAM, bem como sua frequência, contatando o gestor para os devidos encaminhamentos, quando identificar incoerências nesses dados;
- acompanhar o funcionamento das turmas do PMA e PAM, ao longo do ano letivo, propondo ações para melhoria;
- acompanhar os resultados de desempenho escolar e o remanejamento dos estudantes e, quando necessário, efetivar o remanejamento da demanda entre as instituições de ensino do NRE.
Recursos Educacionais Digitais
- orientar, apoiar e acompanhar professores(as) e Equipes Gestoras em relação aos Programas que utilizam recursos educacionais digitais que têm como finalidade apoiar a prática docente no processo de ensino e aprendizagem, constituindo-se em uma proposta que aprimora o desenvolvimento das habilidades previstas nos documentos curriculares do Estado do Paraná;
- programa e recursos digitais: Programação Paraná, Redação e Leia Paraná, Matemática Paraná, Inglês Paraná e Desafio Paraná.
Programação Paraná - Edutech
- definição de objetivos e resultados a serem alcançados;
- elaboração de planos de engajamento tanto de professores quanto de estudantes;
- elaborar planos para melhorar a experiência e a proficiência dos estudantes e professores (as) na utilização da plataforma de programação;
- visitar as escolas e registrar a estrutura disponível e organização interna, da unidade curricular (Pensamento Computacional e Mat (II)) e programa Edutech;
- verificação de problemas de acesso a plataforma de programação e o correto encaminhamento;
- conhecer as unidades das trilhas de estudo;
- acompanhar a formação dos professores junto a plataforma de programação;
- análise do desempenho dos estudantes na Prova Paraná;
- alinhamento de ações e acompanhamento de indicadores (Power BI);
- organização de atividades de formação de professores em formato físico;
- acompanhar os projetos de programação desenvolvido pelos estudantes.
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